1857

Prefeitura Municipal de Santa Inês

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Santa Inês

AUMENTO NO NÍVEL DO RIO JIQUIRIÇÁ EM SANTA INÊS - BA

Fonte: ASCOM
27/12/2021 às 18h16

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Devido às fortes chuvas vários municípios da Bahia foram afetados. Trazendo a situação para perto, o nosso Vale do Jiquiriçá está passando por dias terríveis, dias de pesadelo. 

Com o aumento das chuvas neste final de semana, o nível do Rio Jiquiriçá cresceu de modo alarmante, invadindo as cidades situadas em suas margens, destruindo casas, levando automóveis e marcando a história daqueles que não só presenciaram o ocorrido como também sentiram a tristeza e desespero transbordarem em seus peitos. 

Em Santa Inês, o aumento no nível do Rio Jiquiriçá provocou, em questão de pouco tempo, enormes danos. A população além do desespero em viver uma situação inesperada, da qual ao que nossa história recente apresenta foi vista de forma menor em 1964, os santineenses neste final de semana também precisaram abandonar seus lares de forma imediata para preservar suas vidas. 

O Natal em 2021 não será um assunto fácil para muitos. Entre os dias 24 a 26 de dezembro mais de 196,02 milímetros de chuva foram acumulados em nosso território, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. 

Santa Inês conta, atualmente, com muitas marcas deixadas pelo aumento no nível do Rio Jiquiriçá. São cerca de 712 desalojados, 830 pessoas desabrigados, 38 feridos, 83 enfermos,115 habitações destruídas, 4.132 outros afetados, um imenso sentimento de tristeza frente ao cenário existente e uma marca que sempre existirá em nossa história. 

A Gestão Municipal se faz presente com a população auxiliando, orientando e se comprometendo com os danos ao que for possível. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil estão, incansavelmente, apoiando as vítimas do nosso território com todo empenho e dedicação possível. 

Santa Inês vive hoje uma situação difícil e delicada, mas acreditamos na força da nossa gente, da solidariedade, na perseverança e no empenho em dias melhores que, com fé em Deus, alcançaremos. 

Aproveitamos para reafirmar que precisamos muito de ajuda, contamos com doações de todo tipo, nossas equipes estão recebendo essas contribuições na Escola Pró Iracema, Casa do Conhecimento e na entrada do Bairro José Américo. Além disso disponibilizamos uma conta PIX para quem possa doar qualquer valor: 19.115.634/0001-18. 

Contamos com seu apoio, Santa Inês precisa de você, um pequeno gesto de solidariedade muda a vida do outro.