rofl 1857

Prefeitura Municipal de Santa Inês

Pular para o conteúdo

Santa Inês: a cidade que valoriza suas raízes históricas!

Fonte: ASCOM
10/12/2021 às 19h06

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Conhecer a história nos faz compreender o presente e refletir sobre o futuro: já ouvimos isso em algum momento das nossas vidas, no entanto essa frase acaba sendo repetidamente memorizada e muitas vezes, pouco refletida. 

Santa Inês é uma cidade repleta de histórias e significados, quantas vezes ouvimos o hino da nossa linda princesinha do vale, e de imediato viajamos para o início da formação de um povoado, que anos à frente se tornaria uma próspera cidade? Viver Santa Inês é um intenso sentimento que os Santineenses conhecem muito bem, afinal “Santa Inês és terra amada…” 

Além das histórias apresentadas em formas de documento, como nas letras dos hinos, nos livros ou acervos, temos as histórias contadas oralmente: histórias que marcam tradições, culturas e identidades. E por falar em identidades, em nosso município possuímos uma linda e interessante mistura que vem sendo, cada dia mais, estudada e valorizada. 

Santa Inês vem ocupando um destaque desde sua emancipação em 1924 seja em aspectos econômicos, culturais ou políticos: nossa terra sempre foi uma caixinha de surpresas em meio ao Vale do Jiquiriçá, nos surpreendendo com sua riqueza! 

Atualmente, a Gestão Municipal resgata uma das muitas histórias que nossa população possui, a presença de povos indígenas que viveram por muito tempo em nossa Santa Inês e deixaram um legado que deve ser reconhecido e valorizado por toda nossa gente. 

Resgatamos na sede do nosso município e no distrito Lagoa Queimada um grande acervo de elementos que representam nossa história enquanto Santineenses, e como já pontuado no início do texto: conhecer a história nos faz compreender o presente e refletir sobre o futuro! 

Recebemos em nosso município a visita dos representantes da Fundação Pedro Calmon, na pessoa de Lázaro Ferreira e Alana Alves. Ambos profissionais conheceram um pouco da nossa Santa Inês bem como a proposta de criação de um projeto que possui como objetivo a criação de espaços culturais de tipologia museológica para a exposição e salvaguarda dos símbolos culturais do contexto histórico pretérito e contemporâneo do município de Santa Inês: cidade que reconhece suas raízes e valoriza suas culturas!