rofl 1857

Prefeitura Municipal de Santa Inês

Pular para o conteúdo

III Conferência Municipal e Audiência Pública de Educação

Fonte: ASCOM Santa Inês-Ba
23/12/2021 às 14h55

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A educação é um ato de amor, um ato edificado com cuidado por várias mãos, por várias teorias, vários conhecimentos para que por fim, possa ser observado em sua plena ação no convívio social. 

Para Paulo Freire, um grande referencial teórico no campo dos estudos da educação, "ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Dessa forma compreendemos na Cidade Educadora que o processo de ensino/aprendizagem é construído em conjunto e amparado por diferentes perspectivas, com a participação de professores, diretores, coordenadores, secretários e participação popular. 

Estando à luz dessa perspectiva, pensamos na construção do planejamento para o próximo ano letivo, com bagagens, reflexões, diálogos e valorização da nossa história enquanto membros de uma comunidade que enxerga a educação como forma de avanço, em outras palavras, como o próprio gestor público, Professor Emerson, que se fez presente no evento afirmou “ não há outra forma de avançar se não por meio da educação.” 

A Conferência Municipal de Educação possui caráter deliberativo e representa um conjunto de propostas relativas ao documento de referência da Conferência Estadual de Educação - COEED 2022 intitulado “Em defesa da democracia, da diversidade, da Educação Pública, com participação popular''. 

O objetivo da Conferência Municipal de Educação em Santa Inês-BA teve como base: abranger a participação de todas as comunidades no monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social pública, gratuita e laica, além disso o evento também buscou analisar, validar e/ou alterar o Documento-Referência da COEED, organizado em seis eixos. 

A III Conferência de Educação de Santa Inês, buscou em toda sua composição trazer para perto os frutos das Políticas Educacionais do nosso município, contamos com a ilustre presença do Professor Me. Marcos Paiva como Formador. 

O evento se concretizou como um grande momento para a educação do nosso município, onde foi possível realizar sérias reflexões em torno das Políticas Públicas Educacionais empregadas em Santa Inês, compreender como se faz e quais os frutos de uma gestão dialógica e, sobretudo a reflexão do quadro da educação da nossa comunidade, como éramos, como estamos e para onde queremos ir. 

A III Conferência possibilitou aos envolvidos um olhar, ainda mais atento, às nossas histórias, se caracterizando como “um momento oportuno da participação comunitária no destino do município” como dito pela Secretária de Educação do Município, afinal fazendo novamente referência ao teórico mencionado no início dessa leitura: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”