1857

Prefeitura Municipal de Santa Inês

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Santa Inês

Santa Inês vai inaugurar o primeiro museu ferroviário da Bahia

24/05/2024 às 09h17

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Localizada a 300 km da capital baiana, Santa Inês, conhecida popularmente como "Cidade dos Dinossauros", está prestes a escrever um novo capítulo em sua rica história. No próximo dia 29 de maio, às 19h, será inaugurado o primeiro Núcleo Histórico Ferroviário da Bahia, que se tornará apenas o segundo do Nordeste.

A Prefeitura de Santa Inês, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, vem reafirmando o seu compromisso em fomentar, fortalecer e valorizar a cultura local, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do município. 

Essa é mais uma iniciativa inovadora, que visa trazer à tona aspectos significativos da história férrea da região do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Sudoeste baiano, em especial de Santa Inês, desde a fundação da Estrada de Ferro Nazaré em 1869. A concessão para a construção dessa ferrovia marcou o início de uma era de progresso econômico para a região, tornando-se um símbolo de desenvolvimento. A expografia contará com suportes tecnológicos que aproximarão o público das histórias apresentadas nos espaços, incluindo um vagão cinematográfico. 

Fruto de um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Santa Inês e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no âmbito do Projeto MUSINÊS, essa exposição promete encantar os visitantes com a história fascinante da ferrovia que impulsionou a economia local. O apoio do Governo do Estado da Bahia e da Companhia do Transporte da Bahia - CTB, foram essenciais para a cessão e reforma do vagão de 18m, que agora conta a trajetória de Santa Inês como "a princesinha do Vale do Jiquiriçá", cuja produção de fumo, sisal e café era escoada por essa ferrovia.

Através desse projeto, Santa Inês reafirma seu compromisso em preservar e compartilhar sua história, conectando o passado ao presente de forma única e memorável. Venha descobrir os segredos e encantos do Núcleo Histórico Ferroviário e vivencie a emocionante jornada de uma cidade que sempre soube inovar sem perder suas raízes.